Chegamos

Buquê de noiva

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Para encerrar bem o dia

O violeiro, compositor e pesquisador João Paulo Amaral é considerado um dos mais importantes nomes da viola de dez cordas não só por aqui, mas em todo o mundo. O artista acumula participações em festivais culturais na Espanha, Portugal e México.
O contato de João Paulo com a música caipira tem início ainda na sua infância, dos tempos em que morava na cidade de Mogi das Cruzes. Na carreira profissional, o artista participou como instrumentista e arranjador de importantes grupos no cenário da viola, como Trio Carapiá, Conversa Ribeira e Orquestra Filarmônica de Violas.

O tempo e as nossas escolhas

Nas minhas muitas incursões de leituras encontrei um texto interessantíssimo do escritor Eugenio Mussak, intitulado “O futuro de cada um de nós”.
Nele o autor coloca os vários significados do conceito tempo e a forma que os indivíduos encaram o presente, o passado e o futuro.
Vivemos em um tempo acelerado e às vezes não nos damos conta da importância de um gesto, da realização de um sonho, da concretização de uma meta.
Muitos vivem no passado, como uma forma de fugir da dura realidade, refugiam-se nas lembranças de tempos que não voltam mais e que ficaram perdidos na memória.
Outros constroem a vida sempre esperando por dias melhores. São os eternos sonhadores, cujos pensamentos são asas que voam muito alto. Estes são os que se justificam dizendo que ‘quando eu ganhar na loteria”, “quando eu encontrar o homem ou a mulher ideal”, quando eu entrar na faculdade”, ‘quando eu emagrecer”, etc., etc., etc...
E nesses “quandos” a vida vai se arrastando e os sonhos nunca se realizam, pois os eternos sonhadores não se posicionam para realizar um projeto.
E há os que vivem somente o presente, como se cada dia fosse o último de sua vida.  Estes também pecam por viverem de forma como se não existisse o amanhã.
No texto, Mussak faz uma alusão a uma passagem do livro “Alice no País das Maravilhas”, do escritor Lewis Caroll, onde Alice, perdida, pergunta ao gato qual caminho deve seguir e este a questiona dizendo para onde ela deseja ir, ao que ela responde que não sabe. Muito sabiamente o gato retruca “Se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve”.
E é assim que por vezes atônitos não sabemos que caminho seguir, mas o mais importante não é saber o caminho e sim aonde desejamos ir, em que lugar queremos chegar, para que não haja arrependimentos e os sonhos não virem frustrações.


Malu Pedarcini

Mais de 3 mil pessoas se inscrevem para Oficinas Culturais da Fundacc

O número de inscrições para as Oficinas Culturais deste semestre superou as expectativas dos organizadores da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba. Foram mais de 3 mil pessoas procurando vagas nos cursos de dança, música, teatro, artesanato, folclore, entre outros, oferecidos em nos Polos Culturais espalhados pelo município. As aulas começam no dia 6 de março.
As inscrições foram realizadas entre os dias 15 e 17 deste mês e a maior procura foi no Polo Cultural do Sumaré, onde 889 pessoas foram em busca de vaga, sendo 403 somente para dança.
As inscrições para as vagas remanescentes serão abertas a partir do dia di 6 de março quando começam as aulas e será possível ter lista de espera.
Os Pólos Culturais da Fundacc se encontram nos bairros Massaguaçu, Morro do Algodão, Perequê-Mirim, Poiares, Ponte Seca, Sumaré e Travessão. Mais informações: (12) 3897.5661.


Fonte: Fundacc

Do túnel do tempo



Amigo da Onça
 

O famoso personagem foi criado pelo cartunista pernambucano Péricles de Andrade Maranhão, em 1943, e publicado de 23 de outubro de 1943 a 3 de fevereiro de 1962. Os diretores da revista "O Cruzeiro" queriam criar um personagem fixo e já tinham até o nome, adaptado de uma famosa anedota.

Dois caçadores conversam em seu acampamento:
- O que você faria se estivesse agora na selva e uma onça aparecesse na sua frente?
- Ora, dava um tiro nela.
- Mas se você não tivesse nenhuma arma de fogo?
- Bom, então eu matava ela com meu facão.
- E se você estivesse sem o facão?
- Apanhava um pedaço de pau?
- E se não tivesse nenhum pedaço de pau?
- Subiria na árvore mais próxima!
- E se não tivesse nenhuma árvore?
- Sairia correndo.
- E se você estivesse paralisado pelo medo?
Então, o outro, já irritado, retruca:
- Mas, afinal, você é meu amigo ou amigo da onça

Péricles morreu de forma trágica. Na noite de 31 de dezembro de 1961, ele escreveu dois bilhetes, reclamando da solidão, fechou todas as portas do seu apartamento e ligou o gás. Antes, o último gesto do criador do Amigo da Onça foi colocar um aviso na porta, escrito à mão: "Não risquem fósforos".

Caiçara Criativo é sustentabilidade








Você que se preocupa com o futuro do Planeta, com certeza vai apreciar os produtos da lojinha do Caiçara Criativo. A loja é totalmente produzida com móveis de materiais reciclados e  artesanatos ecológicos. Todos os  produtos são feitos no próprio ateliê da entidade. Se você gosta de bijuterias, enfeites, gravuras, roupas transadas e muito mais, faça uma visita a lojinha.
Além dos produtos feitos por artistas da comunidade, a loja conta com produtos de artistas parceiros como quadros, fotografias, entalhes de madeira, artesanato indígenas.
Localizada na Praia da Fortaleza, em Ubatuba, na Estrada Vereador José Alves Barreto, 6455 (Estrada da Fortaleza), o telefone é 12 3848-2171.
Faça uma visita
e fique encantado com a lojinha e o visual do lugar.
Mais informações aqui



Da cor do pecado

A nutricionista Ana Paula Nunes, professora do curso de nutrição do Centro Universitário São Camilo em São Paulo, recomenda uma dieta com muitos vegetais amarelo alaranjados e verde escuros para quem quer atingir um bronzeado lindo neste verão. Isso porque as vitaminas A e C, presentes nestes alimentos, ajudam a proteger a pele do envelhecimento precoce e aceleram o bronzeamento. Então pessoal, vamos comer muita abóbora, cenoura, beterraba, brócolis, mamão, manga, morango, melancia, pimentão, tomate.

Pelos caminhos do mundo

 
Bouquinistes - Paris  - Foto: Malu Pedarcini


Bouquinistes - Paris  - Foto: Malu Pedarcini

Bouquinistes - Paris  - Foto: Malu Pedarcini

Cultura às margens do rio
 

Passear pelas margens do Rio Sena em Paris é um programa dos mais divertidos. Além da paisagem e da visão da catedral de Notre Dame, uma das atrações mais apreciadas é fuçar nas estandes de livros usados e gravuras que ficam às margens do rio. Nas "bouquinistes" você pode encontrar toda espécie de publicação, inclusive obras raras. Eu diria que vale muito a pena.

Boca poderosa



O verão está aí e com ele as cores vibrantes e o batom. Por ser a grande vedete dos cosméticos (no Brasil, ele representa aproximadamente 60% da venda de maquiagem), ele continua com força total e mesmo com muita mulher apreciando o gloss, o batom nunca perdeu seu espaço nas bolsas e bocas brasileiras e, até hoje, ele é usado como uma ferramenta de sedução. Em geral, as mulheres costumam escolher um batom pela cor, em seguida pela proteção, maciez, hidratação e vitaminas que também são fatores importantes para a escolha do produto. Mas quando o assunto é cor, a maioria prefere as mais naturais, sem contrastes. O famoso cor de boca é um dos preferidos. Existem várias mulheres que usam as vibrantes, como vermelhos e pinks. E essa gama está aumentando. Outras cores como o laranja e lilás também estão aparecendo nos makes.


Zoom

Ipê - Foto: Malu Pedarcini

Você sabia?

Você sabe por que os médicos usam roupa branca?

O uso do branco pelos médicos é um costume que vem desde a antiga Grécia. Os sacerdotes do templo de Asclépio (deus grego da Medicina) já se vestiam com roupas dessa cor para indicar pureza espiritual. Hoje, o branco é associado à limpeza e à higiene, elementos fundamentáveis na prática da medicina. Também facilita a identificação de qualquer tipo de sujeira.

Companhia canina faz bem

Já é de conhecimento de todos que um animalzinho pode fazer muito bem às pessoas que sofrem de solidão, aos idosos, as crianças e também aos enfermos. Segundo a Associação Americana do Coração, acariciar um cachorro, por exemplo, pode diminuir a ansiedade de um doente do coração e até mesmo ajudar na recuperação dele durante uma internação hospitalar.
De acordo com Kathie Cole, enfermeira da Universidade do Centro Médico da Califórnia (EUA), que chefiou o estudo "Essa terapia justifica que analisemos com seriedade essa opção como uma terapia auxiliar para o caso de pessoas com insuficiência cardíaca. Os cães representam um grande conforto. Eles deixam as pessoas mais felizes, mais calmas. Eles fazem com que as pessoas sintam-se mais amadas. Isso é algo muito importante quando a pessoa está se sentindo amedrontada e mal."

Bailarinas de Caraguá participam de festival de dança na Alemanha

Foto: divulgação

Duas bailarinas de Caraguatatuba, Ysadora Dias, 15 anos, e Samantha Delfino, 16 anos, participaram, neste mês, do Festival Tanzolymp, evento internacional realizado em Berlin, na Alemanha. Ex-alunas das Oficinas Culturais oferecidas pela Fundacc - Fundação Educacional e Cultura de Caraguatatuba, atualmente elas integram o Corpo de Baile da cidade.
As jovens foram contempladas com o curso após passarem pela seletiva realizada pela Tanzolymp Brasil, em agosto do ano passado, em São Paulo.
Contando com a presença de aproximadamente 1.000 participantes de cerca de 40 países a cada ano, o Tanzolymp é uma grande referência no mundo da dança.


Fonte: Fundacc

Relembrando

Em 22 de fevereiro de 1939 o petróleo jorra pela primeira vez no Brasil, no poço de Lobato (Salvador).

Hoje é o dia de...

Hoje, 22 de fevereiro, é o Dia do Auxiliar de Serviços Gerais e o Dia de Santa Margarida de Cortona.