Chegamos

Buquê de noiva

domingo, 19 de março de 2017

Para encerrar bem o dia

Diana Pequeno interpretando uma canção de Elomar, o menestrel do sertão.

Quem é mais acessível: homens ou mulheres?

Alguns dos homens que caminhavam tranquilamente pelo campus da Universidade da Flórida em 1978 foram abordados por uma bela mulher que dizia: “Eu tenho observado você. Te acho muito atraente. Você iria para a cama comigo hoje à noite?”.
Os rapazes provavelmente pensaram que se tratava de seu dia de sorte, mas na verdade eles estavam tomando parte involuntariamente num experimento criado pelo psicólogo Russell Clark.
Clarck convenceu os estudantes de seu curso de psicologia social a ajudarem-no a descobrir qual sexo seria mais receptivo a uma oferta sexual de um estranho. A única maneira de descobrir, segundo ele, seria ir para a rua e observar o que aconteceria em uma situação real. Instruídos por ele alunos e alunas saíram pelo campus fazendo a proposta a estranhos.
Os resultados não surpreenderam. Setenta e cinco por cento dos homens aceitaram a proposta (e aqueles que recusaram, em sua maioria, alegaram que eram casados ou tinham namorada).
Das mulheres abordadas, no entanto, nenhuma aceitou. Na verdade, grande maioria se sentiu ofendida e exigiu que o rapaz se afastasse.
Inicialmente o experimento de Clark foi rejeitado pela comunidade psicológica como sensacionalista, mas eventualmente ganhou aceitação e admiração por mostrar o quão discrepantes são as atitudes sexuais de homens e mulheres. Hoje é considerado um clássico.

Avanço

Hoje parece estranho dizer que uma mulher de 30 anos está velha. Mas, no século 19, não haveria nada de anormal em um comentário assim. A expectativa de vida da francesa era de 40 anos. No Brasil, a balzaquiana estaria literalmente com o pé na cova, pois vivia somente até os 27 anos. Fatores como a descoberta da penicilina, a cura da tuberculose e avanços da ciência dobraram a longevidade feminina. Hoje mulheres de todo o mundo vivem, em média, até os 75 anos de idade.

Tragédia completa meio século




Fotos: internet

Há 50 anos, no dia 18 de março de 1967, Caraguatatuba sofreu uma grande tragédia. O resultado foram 450 mortes por causa do deslizamento que soterrou grande parte da cidade e muita destruição. Quer saber mais? Clique aqui

O sucesso consiste em não fazer inimigos

Nas relações humanas no trabalho, existem apenas 3 regras:

Regra número 1:

Colegas passam, mas inimigos são para sempre. A chance de uma pessoa se lembrar de um favor que você fez a ela vai diminuindo à taxa de 20% ao ano. Cinco anos depois, o favor será esquecido. Não adianta mais cobrar. Mas a chance de alguém se lembrar de uma desfeita se mantém estável, não importa quanto tempo passe. Exemplo: Se você estendeu a mão para cumprimentar alguém em 1999 e a pessoa ignorou sua mão estendida, você ainda se lembra disso em 2009.

Regra número 2:

A importância de um favor diminui com o tempo, enquanto a importância de uma desfeita aumenta. Favor é como um investimento de curto prazo. Desfeita é como um empréstimo de longo prazo. Um dia, ele será cobrado, e com juros.

Regra número 3:

Um colega não é um amigo. Colega é aquela pessoa que, durante algum tempo, parece um amigo. Muitas vezes, até parece o melhor amigo. Mas isso só dura até um dos dois mudar de emprego. Amigo é aquela pessoa que liga para perguntar se você está precisando de alguma coisa. Ex-colega que parecia amigo é aquela pessoa que você liga para pedir alguma coisa, e ela manda dizer que no momento não pode atender.

Autor: Max Gehringer

Sétima arte

A Vila (The Village) é um filme escrito e dirigido por M. Night Shyamaian. No final do século XIX, existia uma vila na Pensilvânia, cercada de florestas por todos os lados. E seus moradores fizeram um pacto entre si, de nunca saírem de lá, pois na cidade imperava a violência e o medo. Eles sonhavam criar uma sociedade perfeita e justa. Nas florestas moravam seres aterrorizantes, que serviam como contraponto à tranquilidade da vila. Entre os pacatos moradores da vila e as aterrorizantes criaturas havia um pacto, ninguém invadiria a terra de ninguém. Até que um dia...
Filme simples, mas que deixa nas entrelinhas a discussão da criação do mito. Mais: deixa evidente o quanto o mito e a lenda podem ser usados como instrumento de coerção da e para a sociedade. Um filme de suspense gostoso de assistir e com um final surpreendente. Com certeza vale a pena assistir. Com ou sem pipocas.

Antonio Santiago

Balança mas não cai

Torre de Pisa - Foto: Malu Pedarcini
Torre de Pisa - Foto: Malu Pedarcini
A famosa Torre de Pisa foi idealizada pelo arquiteto Bonanno Pisano em 1173. O monumento era uma homenagem à glória da cidade de Pisa (Itália), que na época despontava como um grande centro comercial.
Logo após o início de sua construção, descobriu-se que o solo do local onde estava sendo erguida era fraco. A obra começou a tombar em 1274, ao atingir o 3º andar.
Foi finalizada em 1301 e inaugurada em 1360. Nessa época, tinha uma inclinação de 1,40 metro.
Em 1990, a inclinação do monumento atingiu níveis críticos. Isso obrigou às autoridades a interditá-lo para uma reforma que durou 12 anos. A obra corrigiu o desnível em 40,6 centímetros, trazendo a torre para a posição em que estava em 1700. Isto aumentou a sobrevida da Torre em 230 anos (antes a expectativa era que ficasse de pé por mais 20 anos).

Mundo animal

Os dálmatas têm esse nome em homenagem à região de origem da raça, a Dalmácia, que cobre a parte sul do litoral da Croácia. As ilhas dessa região são chamadas de Ilhas Dálmatas. Os rottweilers também tem esse nome em homenagem ao seu local de origem, eles vêm da cidade de Rottweil na Alemanha.

Dicas de beleza para a mulher madura









Cabelos:

- Clareie os fios aos poucos, evite transformações radicais;
- Cabelo preto ou castanho monocromático envelhece o look;
- Cabelo longo, jamais. Prefira um comprimento médio: no ombro ou acima;
- Para ser loira, prefira um degradê chique, nada de mechas contrastantes;
- Repicado funciona apenas em mulheres mais descoladas;
- Franjinha nem pensar, só franja longa acompanhando o corte;
- Tom de vermelho só se for fechado. Chique mesmo é castanho com nuances vermelhas;
- Cabelo ondulado deixa o visual mais jovem;
- Evite prender o cabelo no alto da cabeça, pode parecer inadequado;
- Coque muito baixo envelhece o look, faça um coque médio;
- Nuca batida é um erro, pode revelar a idade ainda mais;
- Corte reto não combina. É muito sério, se solte...

1ª Festa Cultural da Aldeia Boa Vista



E em 07 e 08 de abril acontecerá a 1ª Festa Cultural da Aldeia Boa Vista, no bairro Prumirim, Rodovia Rio Santos km 30, em Ubatuba. Está aí uma excelente oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura indígena.

Arquivo Municipal de Caraguatatuba completa 19 anos de fundação com ciclo de palestras

 
Foto: JC Curtis
Foto: JC Curtis

Na próxima segunda-feira (20/3), o Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros (APMC), de Caraguatatuba, completa 19 anos de existência. Para lembrar a data, às 15h será realizado no auditório Maristela de Oliveira o Ciclo de Palestras “Escolarização e Vulnerabilidade Socioambiental”, proferido por Dr. Sidney Aguilar Filho, professor/historiador e roteirista de Filmes-Documentários. O tema é uma dissertação sobre a gestão educacional em ambiente físico e social diverso.
Criado em 1998, o Arquivo é ligado à Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba. Sua primeira sede esteve instalada nas antigas Oficinas Culturais do Centro, passando depois a funcionar em um espaço no CIEFI Poiares. Em 2012, começou a atender em uma sala do Polo Cultural ‘Adaly Coelho Passos’, onde permaneceu até o ano passado, quando foi transferido para o local onde está atualmente.
A função principal do Arquivo Público é conservar, organizar e dar acesso à população aos documentos públicos do município sob sua guarda, que devem ser mantidos permanentemente por seu valor de prova, histórico e de fonte de informação.
Nele, são realizados projetos como o Projeto História Oral “Recontando Caraguá” (registro de depoimentos de moradores e veranistas sobre Caraguatatuba, com publicação de livros e produção de documentários), o Projeto “Maletinha Verde", voltado para estudantes dos primeiros anos do Ciclo Básico, e outros trabalhos voltados para a História e Memória do município, como exposições, palestras e pesquisas em apoio aos governos municipal, estadual e Federal.
São atendidos pesquisadores e estudantes de várias faixas etárias, do Ciclo Básico à Pós-Graduação, moradores, turistas, veranistas e a imprensa.
Além de textos, fotos e livros, o APMC conta também com uma Hemeroteca, local especial onde recortes de notícias consideradas relevantes são arquivados e devidamente classificados em pastas e assuntos separados
Atualmente, o espaço possui quase 34 metros lineares de acervo de longa permanência, sendo 16 metros lineares de acervo textual. Seus fundos e coleções foram criados/identificados a partir do envio de documentos da Prefeitura, da Câmara Municipal, Fundacc e da doação de particulares.

Sobre o palestrante


Sidney Aguilar Filho tem longa experiência na Educação. Também é professor/historiador e roteirista de filmes-documentários. Bacharel em História pela Universidade de São Paulo; Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo, Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Doutorado em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Tem pós doutorado na Unesp e é professor da Pós-Graduação da Unisal. Recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese 2012 da área de Educação. Ganhador do Prêmio Fundação Carlos Chagas/Fundação Conrado Wessel - 2012 pela contribuição à Educação brasileira.

Sobre Arino Sant’Ana de Barros

Era cidadão ilustre da cidade, foi funcionário da Prefeitura e grande colaborador do Arquivo. O Arquivo Público se iniciou a partir de suas doações, e, posteriormente, levou seu nome.

Serviço 

Ciclo de Palestras “Escolarização e Vulnerabilidade Socioambiental”
Horário: 15h
Local: Auditório Maristela de Oliveira
Endereço: Rua Santa Cruz, 396, Centro – Telefone (12) 3897-5662.

Fonte: Fundacc

Hoje é o dia de...

Hoje, 19 de março, é o Dia do Diplomata, o Dia do Carpinteiro, o Dia do Marceneiro e o Dia de São José de Nazaré, esposo de Maria.