Ainda bem que você existe Marisa Monte. Cantando lindamente.
Notícias, variedades, dicas, turismo. Uma fonte de notícias sobre o Litoral Norte de São Paulo e das cidades que compõem este paraíso (Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela).
quarta-feira, 29 de março de 2017
Cultura folclórica com oficina no Polo Cultural do Perequê Mirim
Foto: JC Curtis/Fundacc |
A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba está com vagas abertas para a Oficina de Danças Folclóricas. As inscrições podem ser feitas no Centro Integrado de Ações Culturais – CIASC Perequê Mirim. As aulas são realizadas sempre às segundas-feiras, das 19h às 22h.
São trabalhadas as danças Moçambique, Maculelê, Samba de Roda e Puxada de Rede. Segundo o coordenador da oficina, Felipe Leite, “o projeto visa a continuidade, aprimoramento e crescimento das tradições afro brasileiras, já presentes e bastante ativas na cultura da cidade”.
Além disso, continua ele, o projeto fomenta a cidadania, prepara grupos para apresentações em Caraguatatuba e na região em eventos, representando a Fundacc, aprimora as habilidades físicas dos participantes, amplia o conhecimento cultural, promove a inclusão social e oferece qualidade de vida.
O CIASC Perequê Mirim fica à Avenida José da Costa Pinheiro Junior, 2.161. Informações pelo telefone (12) 3887-2712.
Fonte: Fundacc
Os benefícios do caqui
Estamos no outono e portanto época do caqui. Você sabia que o caqui é uma fruta originária da China e do Japão? Pois é! Mas ele se adaptou muito bem no Brasil. Ele possui excelente fonte de vitaminas E e C - que auxiliam na defesa e manutenção do organismo - e sais minerais como ferro, fósforo e cálcio.A fruta também contribui para o bom funcionamento do intestino, por conter fibras, e atua como calmante, devido à alta concentração de açúcar e frutose, razão pela qual deve ser consumida moderadamente, em especial por diabéticos.
Frutos e verduras outonais
Você sabe quais as frutas e legumes próprias dessa estação, o Outono?
Veja abaixo e aproveite a safra e consuma todas elas, pois nesta época estão mais baratas.
- Frutas: abacate, ameixa, banana-maçã, caqui, cidra, jaca, kiwi, maçã, mamão, pera, tangerina e uva;
- Verduras: alface, alho-poró, almeirão, catalonha, escarola e repolho;
- Legumes: abóbora, abobrinha, berinjela, beterraba, cará, chuchu, gengibre, inhame, nabo, pepino e tomate.
Cobra gigante engole indonésio
Um indonésio de 25 anos que estava desaparecido desde domingo passado foi encontrado nesta quarta-feira dentro da barriga de uma píton gigante. Akbar, esse era o nome do rapaz, foi engolido pela serpente de 7,5m, nas proximidade da aldeia onde morava, na Indonésia.
Trogloditas
Homens pré-históricos matavam rivais de tribos vizinhas para ficar com suas mulheres, segundo um estudo da Universidade de Durham, na Grã-Bretanha, publicado na revista especializada Antiquity. O estudo de esqueletos de 7 mil anos, encontrados em um "cemitério" pré-histórico em Talheim, na Alemanha, concluiu que um grupo de corpos enterrados consistia apenas de homens e crianças. Segundo os cientistas, isso indica que as mulheres foram poupadas e sua captura pode ter sido o motivo para o ataque. Os 34 esqueletos foram descobertos nos anos 80, mas novos estudos sobre os isótopos em seus dentes mostram que eles pertencem a três grupos – locais, criadores de gado e uma família consistindo de homem, mulher e duas crianças. Todos os esqueletos têm marcas no lado esquerdo do crânio mostrando que eles foram atingidos na cabeça por um machado - segundo os pesquisadores, um sinal de que eles foram executados enquanto estavam amarrados.
Canadá
Para quem quer conhecer um país com diversidade de paisagens, o Canadá é a pedida certa. Veja a sequência de fotos desse lindo país.
Pudim dos Anjos
Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 xícara de água quente
1 copo americano de leite
1 caixa maria-mole de coco
coco ralado para polvilhar (opcional)
Modo de Preparo
1. Dissolva a maria-mole na água quente.
2. No liquidificador, bata o leite condensado, o creme de leite, o leite e a maria-mole dissolvida.
3. Levar para gelar.
4. Desinforme depois de gelado e polvilhe coco ralado, se desejar.
Ontem e hoje
Dadá Maravilha
Dario José dos Santos nasceu em 4 de março de 1946, no Rio de Janeiro. Quando tinha cinco anos, viu sua mãe cometer suicídio ao atear fogo no próprio corpo.
Foi mandado para a Fundação Estadual do Bem Estar do Menor (Febem) aos 19 anos, por cometer pequenos roubos. Ele realizava assaltos desde os 10 anos. Foi na Febem que Dadá começou a se interessar pelo futebol.
Em 1971, jogando pelo Atlético-MG, Dadá se tornou o primeiro artilheiro do Campeonato Brasileiro, com 15 gols marcados. Ele conquistou o posto outras duas vezes: em 1972 (ainda pelo Atlético-MG) e em 1976 (Internacional). O jogador é recordista de gols em uma mesma partida. Em um jogo pelo Campeonato Pernambucano de 1976, marcou 10 dos 14 gols feitos pelo seu clube, o Sport. A marca superou os feitos de Pelé e José Mendonça, que têm no currículo oito gols em uma mesma partida. Os números oficiais dizem que marcou 549 gols em toda sua carreira. Dadá diz que, pelas suas contas, foram 926 gols.
Entre os apelidos recebidos nos 16 anos em que jogou, estão "Peito de Aço" e "Beija-Flor".
Foi o único jogador da história a ser convocado para a Seleção por pressão de um presidente da República, o militar Emílio Garrastazu Médici, em 1970.
Era conhecido pelas frases espirituosas, entre elas "Não existe gol feio, feio é não fazer o gol"; "Não me venham com a problemática que eu tenho a solucionática"; e "Eu me preocupo tanto em fazer gols, que não tive tempo de aprender a jogar futebol."
Herói indígena
Poti foi um índio da tribo Potiguar, nascido em 1600. Quando foi batizado, em 1614, adotou o nome Antônio Filipe Camarão. O Filipe foi uma homenagem ao rei da Espanha, e Camarão é a tradução de Poti, seu nome indígena. Ele foi o herói na vitória sobre os invasores holandeses na Bahia (1624) e em Pernambuco (1630), comandando um grande grupo de índios. Morreu numa batalha em Guararapes (1648). Em reconhecimento ao seu esforço, o governo português lhe concedeu o título honorífico de "dom" e o transformou em governador e capitão mor de todos os índios da costa do Brasil, desde o Rio São Francisco até o Maranhão.
Hitler em cores
Teatro Mario Covas recebe espetáculo “Nem todo Ladrão vem para Roubar”
Foto: divulgação |
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe no sábado (1º), às 21h, o espetáculo “Nem todo ladrão vem para Roubar”, do grupo paulista Commune. A atração faz parte da programação dos 10 anos do Circuito Cultural Paulista. Além da apresentação, o grupo ainda fará um bate papo com o público após a peça. A entrada é gratuita.
“Nem todo Ladrão vem para Roubar” é uma farsa clássica que conta a história de um ladrão que tenta assaltar uma casa de classe média alta, mas é surpreendido pelo marido e sua amante, que pensam que ele é um espião à serviço da esposa. Eles ameaçam matar o ladrão ou deixá-lo paraplégico para que não possa contar o que sabe.
A partir daí, a peça segue numa sequência de situações absurdas, nas quais um tenta esconder a verdade do outro, com a chegada da esposa do marido, da mulher do ladrão, do amante da esposa e de um segundo ladrão.
O Commune é um grupo teatral criado em 2003 que realiza espetáculos teatrais de palco e rua, com atores profissionais e jovens aprendizes a partir da releitura de textos clássicos e da criação de textos em processo de dramaturgia colaborativa, da estética da Commedia Dell`Arte, com o uso de recursos circenses, máscaras, música ao vivo, bonecos, entre outras linguagens não realistas.
Serviço
Circuito Cultural Paulista - Espetáculo "Nem Todo Ladrão Vem Para Roubar"
Data: 1º/4 (sáb) | 21h
Local : Teatro Mario Covas
Endereço: Avenida Goiáis, 187, Indaiá, Caraguatatuba
Telefone (12) 3881.2623
Classificação: 12 anos
Ingresso: Gratuito - retirar antecipado a partir de quinta-feira (30/4)
Duração: 60 min
Fonte: Fundacc
Hoje é o dia de...
Hoje, 29 de março, é o Dia da Fundação de Salvador, Bahia, primeira capital do Brasil (1549), o Dia de Santo Eustáquio, de Santo Segundo de Asti, de Santos Jonas e de São Barachiso.
Assinar:
Postagens (Atom)