Chegamos

Buquê de noiva

terça-feira, 7 de março de 2017

Para encerrar bem o dia

O compositor, arranjador, saxofonista e clarinetista brasileiro de choro, samba e jazz, o saudoso Paulo Moura e o guitarrista Heraldo do Monte, interpretando um clássico de Pixinguinha.

Dia Internacional da Mulher em Ilhabela

De 07 a 13 de março em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, Ilhabela terá várias programações em homenagem a elas.

Abertas inscrições para modalidades esportivas em Caraguatatuba

Para quem aprecia ou necessita da prática de exercícios, estão abertas as inscrições para modalidades esportivas em Caraguatatuba. Para se inscrever, os candidatos devem comparecer  no Cemug (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves) munidos de RG, CPF (originais), comprovante de residência, uma foto 3x4 e exame médico. Se o interessado for menor também necessitará da certidão de nascimento e documentos do responsável. As aulas são gratuitas e estão sendo ofertadas as seguintes modalidades: aeroboxe, atletismo, alongamento, basquete, boxe, futsal, futebol, ginástica (3ª Idade, funcional, aeróbica e localizada), handebol, hapkido, hatha ioga (físico), hidroginástica, jiu-jítsu, judô, musculação, natação, natação ACD, karatê, krav magá, stand up paddle, raja ioga (filosofia e meditação) surf,  taekwondo, tênis, vôlei adaptado, voleibol e zumba fazem parte das atividades.Crianças a partir de 4 anos estão aptas a fazerem aulas de natação, que acontecem no Cemug e outras modalidades a partir dos 6 anos.

As vagas são limitadas, o prazo para se inscrever encerra dia 31 de março, sendo que no meio haverá novo período de inscrição.

Serviço: A Secretaria de Esportes fica na Av. José Herculano, 50 – Jardim Britânia. Outras informações pelo telefone (12) 3885-2200, de segunda a sexta, das 08h às 17h.

Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba

Histórias do futebol




O atacante Quarentinha fez 313 gols pelo Botafogo, o que o tornou o maior artilheiro do clube carioca. Mas uma outra característica o colocou na história do futebol brasileiro: nunca celebrava os tentos. Podia ser em amistoso, meio de campeonato ou grandes finais. Marcava, virava-se e seguia indiferente até seu campo. Para quem tentava desvendar a razão de tamanha apatia, justificava: “Sou pago pra isso. É a minha obrigação”.
A atitude aborrecia os diretores e parte da torcida. Mas a quantidade de gols – boa parte feita por sua potente canhota – calava as críticas. Defendeu a equipe da estrela solitária de 1954 a 1964. Por três anos seguidos foi artilheiro do Campeonato Carioca. Pela seleção, jogou 19 vezes, alcançando a ótima marca de 17 gols.
Era avesso à badalação, dava poucas entrevistas e não permitia que a família fosse assistir aos jogos. Nunca presenteou o filho com uma camisa do Botafogo. “Queria que ele se tornasse doutor”, explica Rafael Casé, autor da biografia do jogador. Para o escritor, o jeitão sisudo era apenas uma maneira de esconder a personalidade tímida. “Ele defendia-se da timidez dizendo que fazer gol era apenas sua função. Mas era brincalhão com os companheiros”, esclarece.
Após a morte de Quarentinha, em 1996, o jornalista Armando Nogueira dedicou-lhe uma crônica, em que finalizava: “Sempre que o via voltando da área, cabisbaixo, eu o imaginava a parodiar, bem baixinho, os versos de Manuel Bandeira: ‘Faço gol como quem chora / Faço gol como quem morre’.”

Fonte: Revista Almanaque Brasil

Fundacc promove música e poesia em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

 
As musicistas Mara Amaral e Priscila Bastos com o maestro Bartolomeu Vaz

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba realiza nesta quarta-feira (8/3) uma séria de intervenções musicais e poéticas em pontos públicos da cidade em horários variados.
Três duplas de cantoras, Mara Amaral e Priscila Bastos, Heloísa Figueiredo e Katerina Abashkina e Fernanda Leturia e Bia Castilho interpretam canções com nome de mulheres como Rosa, Lígia, Maria Maria, Beatriz. Haverá, ainda, distribuição gratuita de um marcador de livro comemorativo à data.
Este marcador conta com historia de grandes personalidades femininas de Caraguatatuba.
Já no sábado (11/3), a partir das 20h30, a Banda Municipal Carlos Gomes apresenta seu repertório na Praça Dr. Cândido Mota


Programação

8 de Março

Mara Amaral (voz) & Priscila Bastos (violino)

Paço municipal

Calçadão

Heloisa Figueredo (voz) & Katerina Abashkina (flauta)

Coreto

UPA

 

Fernanda Leturia voz & Bia Castilho violão

Rodoviária

Poupatempo

 

11 de Março

 Banda Municipal Carlos Gomes

20h30 – Praça Dr. Cândido Mota


Release:  Fundacc

Latam cobrará pelo despacho de malas

A empresa aérea  Latam informou nesta segunda-feira (6) que vai mudar sua política de bagagem com relação à franquia permitida por passageiro.  A empresa pretende cobrar R$ 50 para despachar malas de até 23 kg. A mudança ocorrerá gradativamente e a princípio, o despacho de malas ainda não será tarifado.

Lei garante direito à amamentação

Você sabia que na cidade de São Paulo nenhum estabelecimento, seja ele, público ou privado pode impedir ou constranger uma mãe de amamentar o seu filho? 
A  lei municipal (nº 16.161/2015) sancionada em abril de 2015 pelo então prefeito Fernando Haddad, garante o direito ao aleitamento materno em qualquer estabelecimento comercial, cultural, recreativo ou de prestação de serviço, seja ele público ou privado, independentemente da existência de áreas específicas para amamentação.
De acordo com a Lei, quem proibir ou constranger o ato da amamentação em suas instalações estará sujeito à multa de R$ 500,00 (quinhentos reais), com duplicação do valor em caso de reincidência.

Mulheres que fizeram a diferença



Maria Emma Hulga Lenk Zigler (1915 - 2007) foi uma nadadora brasileira. Aos dezessete anos, foi a primeira mulher sul-americana a competir em Olimpíadas, nos Jogos de Los Angeles, em 1932. Nos Jogos seguintes, realizados em Berlim, em 1936, estava de volta, desta vez acompanhada por mais três nadadoras. No ano de 1939, durante a preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, quebrou dois recordes mundiais individuais, nos 200m e 400m peito, a primeira e única brasileira a fazê-lo. Os planos para os Jogos de 1940 tiveram de ser interrompidos por ocasião da Segunda Guerra Mundial.
Em 1942 ajudou a fundar a Escola Nacional de Educação Física da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro. Maria Lenk faleceu aos 92 anos de idade, por parada cardiorrespiratória, após exercitar-se na piscina do Clube de Regatas Flamengo.

Calvície

É normal um jovem, até 20 anos de idade, perder cerca de 100 fios de cabelo por dia. Entre 20 e 35 anos, 50 fios se soltam diariamente sem lesar a cabeleira. Para adultos até 50 anos, perder 25 fios por dia não faz diferença. Uma das principais causas da calvície é a hereditariedade. Se você é filho, sobrinho ou neto de um dos 35 milhões de carecas brasileiros, pode coçar a cabeça, pois a calvície é determinada por um par de genes, um do pai, outro da mãe. No homem, basta apenas um dos genes indicar a calvície para nascer um carequinha. Na mulher é preciso que os dois genes sejam da calvície para que o problema se manifeste.
Há décadas se descobriu que o principal componente da "fábrica" de cabelos é o folículo piloso, conhecido como raiz. A partir do quinto mês de vida, estão todos prontos para produzir 12 quilômetros de cabelos por ano.
A alimentação influi: quando saudável e equilibrada, é benéfica para todas as células do organismo, inclusive para as produtoras de cabelo. Pessoas subnutridas têm tendência a cabelos fracos e maior propensão à calvície. Doenças em outras partes do organismo, como sífilis, distúrbios hormonais e na glândula tireoide, também podem provocar quedas de cabelos.

Brincar de gato e rato

Embora a origem da expressão se relacione à perseguição dos gatos aos ratos, não foram os bichos que tornaram famosa a frase. No começo do século 20, a vida política da Inglaterra estava restrita aos homens. E muitas mulheres começaram a lutar, algumas vezes de forma violenta, para garantir o direito ao voto. Muitas delas acabavam presas. Na cadeia, faziam greve de fome. Para evitar que as ativistas morressem e dessem um mártir ao movimento, o Parlamento instituiu o "Ato de Soltura Temporária de Prisioneiros Doentes". Determinava que prisioneiras doentes ou enfraquecidas fossem libertadas e, assim que se recuperassem, voltassem para atrás das grades. Pela semelhança com o jeito de os felinos brincarem com a presa, exercitando sua superioridade, a medida logo se tornou conhecida como "Ato do Gato e Rato".

O hormônio da fome

Pesquisas do Centro Médico da Universidade do Texas trazem novas informações sobre o "hormônio da fome". A grelina, como é conhecida, é produzida quando a pessoa está com fome. Até aí tudo normal. A novidade é que os pesquisadores descobriram que em alguns casos, a atuação do hormônio continua, mesmo que a pessoa esteja saciada, ou seja com o estômago cheio.
Jeffrey Zigman, o co-autor do estudo publicado no periódico Biological Psychiatry, diz que isso pode estar ligado ao prazer sensorial. Segundo ele, “É um sentimento ligado ao prazer sensorial e que nos motiva a continuar querendo cada vez mais algo, seja um objeto, um filme ou um alimento. Esse tipo de sentimento nos ajuda a reorganizar nossas memórias, para que lembremos como repetir uma ação, por exemplo.”

Sonhos

Até o século V a.C., os gregos, assim como os babilônios e os egípcios, acreditavam que os sonhos eram mensagens dos deuses. Tanto que construíram o templo de Asclépio, onde os doentes dormiam e tentavam sonhar com algo que os levasse à cura. Heráclito (544 a.C. — 484 a.C.) foi o primeiro a dizer que o sonho é uma experiência individual e que não tem nenhuma relação com as vontades dos deuses.

Decoração

Não é preciso muito dinheiro para ter um objeto decorativo diferente. Este arranjo usando prato de bolo e flores é muito bonito e basta espetar as flores em uma esponja redonda e você terá um belíssimo efeito.

Tempero que vale ouro

Flores de açafrão
O mais caro tempero do mundo é o açafrão, que chega a custar 7 dólares o grama. Isso acontece porque ele é difícil de obter: meio milhão de flores geram apenas 1 quilo de estigmas, aqueles fiozinhos avermelhados que tingem diversos pratos. Muito antigo, foi usado por egípcios, fenícios, gregos, romanos e árabes. O açafrão também foi o ingrediente mais falsificado da história, segundo Rosa Nepomuceno em Viagem ao Fabuloso Mundo das Especiarias (José Olympio): "Os estigmas podem ser, por exemplo, os das flores da arnica ou de um tipo de margarida ou ainda do cártamo, chamado de açafroa, usado de longa data por egípcios e chineses para tingir tecidos e fazer remédios".

Reflexão

“Não creio em nada, não espero nada. Sou livre”.

Nikos Kazantzkis (1883-1957) - Considerado o mais importante escritor e filósofo grego do século XX, tornou-se mundialmente conhecido depois que, em 1964, Michael Cacoyannis filmou sua novela "Zorba, o Grego", transformando-a num grande sucesso do cinema.

Relembrando

Em 07 de março de 1808 a  família real portuguesa chega ao Rio de Janeiro e D. João VI autoriza a instalação de estabelecimentos industriais em qualquer lugar do Brasil.

Hoje é o dia de...

Hoje, 07 de março, é o Dia do Fuzileiro Naval e os Dias de Santa Perpétua e de Santa Felicidade.