Chegamos

Buquê de noiva

sexta-feira, 31 de março de 2017

Para encerrar bem o dia

E para finalizar, a música de Lulu Santos.

Mulheres inesquecíveis

Mercedes Sosa (1935 - 2009) foi uma cantora argentina de grande apelo popular na América Latina. Com raízes na música folclórica argentina, ela se tornou uma das expoentes do movimento conhecido como Nueva Canción. Apelidada de La Negra pelos fãs devido à ascendência ameríndia (no exterior acreditava-se erroneamente que era devido a seus longos cabelos negros), ficou conhecida como a voz dos "sem voz".

Tubarão morre ao ser jogado em terra por ciclone

 
Foto: Queensland Fire Services


Queensland Fire ServicesFonte: Último Segundo - iG @ http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2017-03-30/australia-tubarao-ciclone.htm
Um ciclone que passou sobre o estado de Queensland, na Austrália, causou muitos danos. O vento de 260km/h destruiu plantações e provocou alagamentos. Apesar da destruição, não houve mortes, exceto a desse tubarão que foi jogado em terra e morreu.

Biblioteca de Artes entra em funcionamento na Fundacc

 
Foto: JC Curtis

A Biblioteca de Artes “Leopoldo Ferreira Louzada” começou a funcionar nas instalações da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba. Desde março, a biblioteca, que conta com um acervo de quase 4 mil exemplares, faz empréstimos e é o principal ponto de estudo para estudantes, professores e comunidade.
Entre o acervo, especializado em artes, estão fotografias, livros sobre moda, cinema, arquitetura, música, dança, literatura, teatro, pintura, artesanato, folclore e história de Caraguatatuba, além da gibiteca, acervo em vinil – mais de 500 unidades - e extenso acervo audiovisual.
A responsável pelo espaço, Marli Caetano, diz que espera o interesse do público. “Eu espero que a comunidade se aproprie de todo o conhecimento contido no nosso acervo porque, afinal, do que adianta cada obra se o público não utilizar?”, conta.
O local também é utilizado para estudos. Estudantes de todas as idades frequentam o espaço e aproveitam para ler, conversar e fazer os projetos escolares. Segundo Marli, isso só ocorre há pelo menos um ano e é um grande avanço, além de uma vantagem para os usuários. No local, o público ainda usufrui de acesso à internet gratuita.
Para ter acesso aos serviços, os interessados devem comparecer à biblioteca e fazer uma carteirinha. Ela dá direito a empréstimos e utilização dos computadores. Os documentos necessários são RG e um comprovante de residência recente.
A biblioteca dispõe também de uma página no Facebook. www.facebook.com/pg/bibliotecadeartes/. Nela, os internautas conferem dicas de obras e informações importantes sobre a biblioteca.
 

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A Biblioteca de Artes “Leopoldo Ferreira Louzada” fica na sede da Fundacc, na Rua Santa Cruz, 396, Centro.

Fonte: Fundacc

Memórias

Encontro de estudantes em 1977, em um tempo que os universitários se preocupavam mais com o país e menos com coisas supérfluas, como rodeios, bebedeiras e música sertaneja de gosto duvidoso.

Sétima arte

Se existe uma coisa que os americanos gostam de fazer, e fazem bem, é apologia. Eles usam o cinema para exaltar para o mundo os seus herois e anti-herois. Alguns desses anti-herois já foram roteiro de filmes como Jesse James, Billy The Kid, Al Capone e Butch Cassidy e Sundance Kid. Mas, de todos, o mais apaixonante em minha opinião é Bonnie e Clyde, Uma Rajada de Balas, uma produção de 1967 e dirigido por Arthur Penn.
O filme conta a história real dos bandidos Bonnie Parker e Clyde Barrow que aterrorizaram os Estados Unidos na época da Depressão Americana, na década de 30.
Com a estreante e estonteante Faye Dunaway no papel de Bonnie e Warren Beaty personificando o bandido Clyde, ainda traz Estelle Parsons e Gene Wilder, entre outros.
O filme é famoso tanto por sua montagem acelerada quanto por suas rápidas mudanças do tom da narrativa, passando rapidamente do humor para a violência mais exacerbada. O final, previsível, mas nem por isso diminui a emoção. A fotografia é perfeita, tanto que ganhou um Oscar.
Uma curiosidade: a Warner Brothers temendo pelo fracasso do filme propôs a Warren Beaty 40% da bilheteria em troca dele bancar a produção. Ele ficou milionário. Então, é fazer a pipoca e bom divertimento.

Antonio Santiago

Maçonaria

É uma ordem fraternal composta de homens de qualquer profissão. Seu nome vem da palavra inglesa mason, que significa pedreiro. Surgiu na Idade Média como uma associação de profissionais da construção. Eles se inspiraram em Hiram Abiff, o responsável pelo Templo de Salomão que morreu por não revelar os segredos de sua profissão. No início do século 18, na Grã-Bretanha, ganhou os contornos atuais. Tem mais de 70 rituais e 33 graus hierárquicos.

Mausoléu

A palavra "mausoléu", usada para designar uma capela mortuária, vem de "Mausolo", antigo rei de Halicarnasso. Este mandou construir um túmulo riquíssimo ainda vivo onde pudesse ser enterrado quando morresse, daí a origem da palavra.

Fã de cor-de-rosa

Em 1959, Nat King Cole (1919-1965) veio ao Brasil para se apresentar, ao vivo, nos estúdios da TV Record em São Paulo. O cantor americano só fez uma exigência, registrada em contrato: o camarim, incluindo os móveis, tinha que ser pintado de cor-de-rosa. O corredor que levava ao palco também. O gosto pela cor era radical. O empresário Paulo Machado de Carvalho Filho visitou o músico em seu camarim minutos antes do show. Acabou encontrando Nat só de cuecas. E elas eram cor-de-rosa.

Bolo de fubá com goiabada



Ingredientes
 

1 ovo
1 copo (americano) de leite
1 copo (americano) de fubá
1 copo (americano) de açúcar
1/2 copo (americano) de óleo
1 copo (americano) farinha de trigo
1 colher de fermento em pó
goiabada em pedaços
erva-doce a gosto

Modo de preparo
Misture no liquidificador o ovo, o leite, o óleo, o açúcar, o fubá e bata bem.
Despeje a mistura em uma tigela, e misture com a farinha e o fermento em pó.
Despeje a massa em uma forma untada com manteiga e farinha, e acrescente uma camada de goiabada.
Repita este processo até preencher toda a forma.
Leve ao forno médio (180° C), preaquecido, por 40 minutos
O segredo para a goiabada não afundar é passar os pedaços na farinha de trigo antes de adicioná-los a massa.

Relembrando

Em 1964, o presidente João Goulart  é derrubado por um golpe militar. Uma forte pressão de setores da classe média levaram à queda do presidente, que tentava aplicar no Brasil as chamadas "reformas de base". O primeiro líder do regime militar ditatorial, que durou 21 anos, foi o marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. Depois vieram o marechal Artur Costa e Silva, o general Emílio Garrastazu Médici, o general Ernesto Geisel e por último o general  João Batista de Oliveira Figueiredo. O golpe de estado de 1964, qualificado por seus apoiadores como uma revolução, instituiu um regime militar que durou até 1985.

Hoje é o dia de...

Hoje, 31 de março, é o Dia Nacional da Saúde e Nutrição e o Dia de Santa Balbina.