Chegamos

Buquê de noiva

segunda-feira, 27 de março de 2017

Para encerrar bem o dia

Quem com mais de cinquenta não se lembra dosThe Monkees? Esse grupo pop dos Estados Unidos era  formado por David Jones (voz e percussão), Micky Dolenz (voz e bateria), Peter Tork (baixo, teclado e voz) e Mike Nesmith (voz e guitarra). Seus discos venderam cerca de 65 milhões de cópias ao redor do mundo. O grupo foi criado em 1965 pela rede americana NBC para rivalizar com o grupo inglês The Beatles. Tiveram uma série de TV entre 1966 e 1968 e um longa-metragem para cinema chamado Head (no Brasil: "Os Monkees estão soltos").

Rastro gigante


Reprodução: CNN

Uma pegada de dinossauro de 1,75m foi descoberta na Austrália. É a maior que os cientistas já descobriram. O rastro do gigantão pertenceu a um dinossauro herbívoro e pescoçudo, um saurópode. Na mesma região os estudiosos encontraram outras 150 pegadas de 21 tipos de dinos.

Encenação da Paixão de Cristo traz novidades

 
Foto: JC Curtis

Os ensaios para a Encenação da Paixão de Cristo, em Caraguatatuba, seguem a todo o vapor. A apresentação será no dia 14 de abril (sexta), na Praça da Cultura, a partir das 21h. Esta será a 10ª edição do espetáculo que já foi assistido por cerca de 80 mil pessoas ao longo de sua existência.
O elenco é formado por interessados, profissionais ou não que querem fazer uma apresentação digna e fiel da Paixão de Cristo. De acordo com o diretor do espetáculo, Heron Carillo, coordenador de teatro da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, os ensaios são realizados às terças e quintas-feiras, sempre das 19h às 22h, no Teatro Mario Covas e na quadra do XV de Novembro, respectivamente, até o dia 6 de abril.
Já entre os dias 10 e 13 de abril o grupo se reunirá na Praça da Cultura para os ensaios finais. “O público vai vivenciar mais uma apresentação que ficará registrada na memória de todos”, garante.
Essa é a ideia da presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, que anuncia mudanças no cenário, a ideia de trazer mais um palco e vai falar sobre o que está na Bíblia. “Teremos participantes das igrejas católicas evangélicas, todos em uma demonstração de fé”.
A equipe técnica da fundação trabalha dia e noite para produzir roupas e estruturas que serão utilizadas na peça.


Fonte: Fundacc

Vela de citronela não repele mosquitos

Você que costuma usar velas a base de citronela para afugentar os temidos mosquitos da dengue e os pernilongos saiba que segundo pesquisa publicada no Journal of Insect Science, da Universidade de Oxford, a eficácia desse produto não é comprovada. Portanto, não adianta acender estas velas com o intuito de repelir os insetos, pois o resultado é nulo.

Renato Russo, o mito





E hoje relembrando o dia em que ele nasceu, nossa homenagem a Renato Russo, que se estivesse vivo estaria completando 57 anos.


“Eu rabisco o sol que a chuva apagou”. 


Alguém que escreve um verso desses é ou não uma pessoa especial?  Renato Manfredini Júnior era um ser especialíssimo. O nome Renato Russo foi uma homenagem a três grandes personalidades da história da arte: o iluminista suíço Jean-Jacques Rousseau, o filósofo inglês Bertrand Russel e o pintor francês Henri Rousseau. Renato era carioca, mas morou nos Estados Unidos quando criança e depois se radicou na capital federal.

Na adolescência foi acometido por uma doença de nome esquisito, a Epifiólise, que lhe tolheu o movimento das pernas. A doença durou dois anos e neste período ele aproveitou para ler e estudar muito.

Deu aulas de inglês, mas gostava mesmo era de música. Em 1978 criou a banda “Aborto Elétrico” que durou quatro anos. Ainda neste ano, ele conheceu Dado Vila-Lobos e Marcelo Bonfá, com quem viria a formar a banda Legião Urbana em 1982.

Começava aí uma carreira de sucesso, com letras de músicas que levavam à loucura uma multidão de fãs.

Em 1994 se lançou na carreira solo com um disco todo gravado em inglês. Os royalties desse disco foram doados para a Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida, campanha do sociólogo Betinho.

Paralelamente se apresentava com a Legião Urbana em grandes shows. O último foi em Santos em 14 de janeiro de 1995.

No dia 11 de outubro de 1996, às 1h15, Renato Russo morreu em seu apartamento em Ipanema, no Rio de Janeiro, vítima de broncopneumonia, septicemia e infecção urinária, decorrentes da AIDS, depois de seis anos como portador do vírus HIV.  A Legião Urbana acabaria oficialmente uma semana depois, deixando órfãos milhões de fãs.

Mais de duas décadas após sua morte ele continua despertando o amor dos fãs e não faltam homenagens: discos, livros, clones, shows. Renato morreu, mas o mito ficou para sempre.

Malu Pedarcini


Eu aqui, tu ali

No Colégio Militar haviam dois irmãos, já taludos, apelidados Matusalém Pai e Matusalém Filho. Repetentes empedernidos, acabaram jubilados - excluídos por falta comprovada de aproveitamento. Matusalém Filho foi a exame de português. O examinador lhe perguntou pela categoria léxica da palavra aqui.
– Verbo — respondeu com convicção.
O examinador se recuperou da surpresa:
– Então conjugue no presente do indicativo.
– Eu aqui, tu ali, ele acolá, nós na frente, vós atrás, eles no meio.

Do livro "Em Memórias de um Soldado", de Wernek Sodré, por Joel Rufino dos Santos.

Xixi em qualquer lugar

Já ouviu falar em FUD? É a sigla para female urination device, ou aparelho para urina feminina. Traduzindo, trata-se de um objeto de silicone que se encaixa na região íntima e permite que a mulher possa urinar em qualquer lugar, a salvo dos banheiros imundos ou à falta deles.
Pois é o que oferece o GoGirl, invenção de uma empresa norte-americana que promete ser o próximo must-have para as mulheres, algo para levar na bolsa junto com a nécessaire recheada de cosmético, carteira, celular. O GoGirl vem na cor pink e acompanhado de lenços e sacola para descartar ou armazená-lo depois de usado. Pode ser jogado fora ou lavado para usos posteriores.A empresa garante que depois das primeiras vezes, não será necessário nem tirar a roupa para usar o aparelho. Cada um custa $12,99 e está à venda no site da empresa (www.go-girl.com).

Dicas de beleza da mulher madura







Maquiagem:
 
- Produtos profissionais para alta definição são ótimas opções;
- Dispense o corretivo, ele craquela a pele dando a impressão de ruga – use a base diretamente;
- Evite o olho marcado na parte de baixo;
- Abuse da máscara para realçar o olhar;
- Delineador está liberado;
- Evite o brilho, pode parecer look de adolescente;
- Cores muito “ligadas” devem ser deixadas para as garotas;
- Procure combinações de tons pastel, dourado, marrom, cinza preto, verde escuro;
- Blush sem exagero, dê só um toque de “saúde”;
- Corrija a sobrancelha apenas com sombra. O lápis pode pesar o rosto;
- Na dúvida, opte pelo batom cor de boca. A cor vinho diminui a boca;
- Batons secos e sem brilho são os mais indicados;
-Contorne a boca com lápis para aumentar os lábios;

Fontes: Nilton Tamba (hair stylist, Tamba Salão Boutique), Paulo Amianti (maquiador, Tamba Salão Boutique) e Mauro Freire (hair stylist, Casa Mauro Freire)

Para descontrair

Estava uma velhinha descansando com seu gato na cadeira de balanço na sacada da casa, refletindo sobre sua longa vida, quando de repente uma fada surge na frente dela e a informa que ela tem direito a três desejos.
- "Bom...", diz a velhinha, "creio que eu gostaria de ser muito rica.."
Pufff *** a cadeira de balanço dela se transforma em puro ouro.
- "Uau, eu acho que eu não me importaria de ser uma jovem e bonita princesa."
Puff *** ela se transforma numa jovem e bonita mulher.
- "E o seu terceiro desejo?" pergunta a fada pra ex-velhinha.
- "Bom, você poderia transformar meu gato num formoso príncipe?"
Puff *** e diante dela está um jovem varão mais formoso que qualquer um poderia imaginar.
A ex-velhinha fica embasbacada olhando pro ex-gato, agora ator da Globo.
Então, com um sorriso de afrouxar os joelhos de qualquer mulher, o rapaz se aproxima e sussurra no ouvido da ex-velhinha:
"Garanto que agora você se arrepende de ter me mandado castrar."

Monalisa



Monalisa (ou La Gioconda) é uma famosíssima obra de arte feita pelo italiano Leonardo da Vinci. O quadro, no qual foi utilizada a técnica do sfumato, retrata a figura de uma mulher com um sorriso tímido e uma expressão introspectiva. Em 1516, Leonardo da Vinci levou a obra da Itália para a França, quando foi trabalhar na corte do rei Francisco I da França, o qual teria comprado o quadro. Após isso, a obra passou por várias mãos chegando até mesmo a ser roubada. Napoleão Bonaparte, por exemplo, tomou a obra para si. Em 1911, a obra de arte foi roubada pelo italiano Vincenzo Peruggia, que a levou novamente para a Itália. Peruggia pensava que Napoleão havia tomado o quadro da Itália e levado para a França, assim desejou levar novamente a obra para sua terra natal. Uma das grandes discussões no meio artístico é sobre a mulher representada no quadro. Muitos historiadores acreditam que o modelo usado no quadro seja a esposa de Francesco del Giocondo, um comerciante de Florença. Outros afirmam que seja Isabel de Aragão, Duquesa de Milão, para a qual da Vinci trabalhou alguns anos. Para Lillian Schwartz, cientista dos Laboratórios Bell, Monalisa é um autorretrato de Leonardo da Vinci. Atualmente, o quadro fica exposto no Museu do Louvre, em Paris, França. Monalisa é, quase que certamente, a mais famosa e importante obra de arte da história, sendo avaliada, na década de 1960, em cerca de 100 milhões de dólares americanos, lhe conferindo também, o título de objeto mais valioso, segundo o Guinness Book.

Otto, o mineiro genial



Otto Lara Resende por Rafael Capanema*

Deixemos que ele mesmo se descreva: Um sujeito delicado e violento. Delicado pra fora, violento pra dentro. Um poço de contradições. Um falante que ama o silêncio.
Foi jornalista por quase toda a vida, mas exerceu e pensou em exercer muitas outras profissões. “Entrei no jornalismo exatamente como cachorro entra na igreja: porque achei a porta aberta.” Formado em Direito, chegou até a ser diretor de banco. Sentia uma certa nostalgia da advocacia e cogitou ainda ser ator e escritor de peças.
Mineiro de São João del Rei, nascido em 1° de maio de 1922, passou a maior parte da vida no Rio. Trabalhou ao mesmo tempo como redator de dois jornais que viviam trocando farpas: o Diário de Notícias, de Orlando Dantas, e O Globo, de Roberto Marinho. Ghost-writer de ambos os diretores, chegou ao cúmulo de escrever um editorial atacando O Globo, para depois redigir a réplica do rival, e depois a tréplica…
Teve a glória de ser imortalizado como título de uma peça do amigo Nelson Rodrigues, apesar de ter ficado um tanto irritado com a homenagem. Grande contador de histórias, gostava de ser o centro das atenções. É autor de frases geniais: “A Europa é uma burrice aparelhada de museus”, “Abraço e punhalada a gente só dá em quem está perto”, e a mais famosa: “O mineiro só é solidário no câncer”.
Morreu em dezembro de 1992, depois de uma cirurgia mal sucedida. Deixou livros de crônicas, contos e romances. Ainda na juventude, ganhou de Fernando Sabino uma graciosa sugestão de lápide: “Mineiro ilustre, mancebo guapo / Deixou saudades, isso se entende: / passou cem anos batendo papo”.

*Rafael Capanema é jornalista e esta crônica foi publicada na revista Almanaque Brasil em maio de 2007

Hoje é o dia de...

Hoje, 27 de março, é o Dia Mundial do Serviço Social, o Dia do Circo, o Dia do Artista Circense, o Dia de São João Damasceno e o Dia de São João do Egito.