Chegamos

Buquê de noiva

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Para encerrar bem o dia

Uma época que não volta mais.

Quando a guitarra criticou a guerra

Em agosto de 1969, mais exatamente no dia 18, uma segunda-feira às 9h, no maior festival de música já realizado que se tem notícia, o Woodstock, escalado para fechar a festa, Jimi Hendrix protagonizou um dos momentos mais memoráveis do festival. Com cerca de 40 mil pessoas na plateia, os privilegiados assistiram boquiabertos à versão que Hendrix improvisou de “The Star Spangled Banner” – o hino dos Estados Unidos. Com sua guitarra, reproduziu sons de bombas e de helicópteros em meio ao hino numa clara crítica à ação americana no Vietnã. Exatos 11 meses depois, Jimi seria encontrado morto na Inglaterra sufocado pelo próprio vômito, após uma overdose de tranquilizantes.

Fãs assaltantes

Pixinguinha, o grande mestre da música sempre foi uma figura muito querida. Contam que uma vez ao voltar para casa depois de uma apresentação, ele sofreu um assalto. Mas, curiosamente, ao ser reconhecido pelos assaltantes, estes lhe devolveram o que haviam roubado, ou seja, dinheiro e sua famosa flauta. E de quebra, resolveram levá-lo até em casa para que não corresse mais o perigo de ser assaltado novamente. Porém, antes passaram em um botequim e tudo terminou, não em pizza, mas em samba, suor e cerveja.

Felicidade


O que fazer para ser feliz? Primeiramente, não esperar que a Felicidade venha pronta. Uma pessoa feliz é aquela que consegue pequenas conquistas ao longo da vida. É a que olha para trás e não fica se lamentando pelas oportunidades que deixou passar. Em vez disso, vai à luta e procura aprender com os erros e desacertos.
A felicidade é uma construção diária, e devemos ter em mente que ela acontece em momentos e não como finalização de algo, como por exemplo, se ficar com tal pessoa serei feliz, se tiver tal emprego e ganhar tanto serei feliz e por aí afora. Se não soubermos perceber esses momentos que causam alegria, não saberemos o que é a tal felicidade. Então, o caminho é não esperar que as pessoas nos deem aquilo que precisamos conquistar, pois cada um de nós deve buscar seus próprios sonhos. O importante é ir em busca daquilo que a vida tem para te oferecer, e não ficar lamentando o que ela tirou. Todos nós merecemos o melhor, portanto não devemos nos contentar com as migalhas. Faça isso, e com certeza estará bem próximo da felicidade. E o essencial é saber que ela depende unicamente de nós mesmos. A responsabilidade de sermos felizes é somente nossa e não das pessoas com quem nos relacionamos.

Antonio Santiago

Música faz bem ao coração



Ritmo, melodia e harmonia podem fazer o peito bater mais forte e feliz. Não é só papo de gente romântica, não. É a medicina de ponta que comprova e prescreve esse benefício. Pode ser a batida pop de Sting, a cadência dos sambas de Cartola, as sinfonias de Mozart ou ainda os tangos com incorporações de jazz de Astor Piazzolla. Não importa. Basta ouvir aquela música preferida para que uma cascata de emoções positivas venha à tona, fazendo a gente reviver dez, cem, mil vezes uma situação prazerosa. Amplificações à parte, o que um estudo da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, acaba de provar e apresentar para a Associação Americana do Coração é que aquelas canções consideradas especiais para um indivíduo têm efeito direto sobre a saúde cardíaca.

Do túnel do tempo

Pietro Mario Francesco interpretava o personagem no Clube do Capitão Furacão. O programa foi ao ar no mesmo dia da estreia da TV Globo, em 26 de abril de 1965. O experiente capitão da Marinha Furacão usava um quepe e uma jaqueta azul. Ele sempre lia as cartas da meninada girando o leme de um barco. Na apresentação do programa, contava com a colaboração dos grumetes, meninos e meninas que trabalhavam como ajudantes. Apesar do sucesso, o Clube teve seu tempo reduzido e acabou sendo substituído pela Vila Sésamo em 1970. A ajudante mirim mais famosa do Capitão Furacão foi Elisângela, que apareceu no segundo ano de programa.

Zoom

Réplica de Davi - Foto: Malu Pedarcini

Você sabia?

Os primeiros registros sobre o preparo de biscoitos remetem à época dos faraós, no Antigo Egito. Graças aos ciclos de enchentes e vazantes do rio Nilo que fertilizavam suas margens, os egípcios puderam se dedicar ao cultivo do trigo. E um povo que baseava no trigo sua principal produção agrícola acabaria infalivelmente por descobrir o pão. Com a utilização do fogo e de fornos rústicos, os pães eram assados, tornando-se muito mais apetitosos. Daí até a elaboração de biscoitos, o caminho foi relativamente curto.

Ler é preciso



“Vidas Secas” é considerada, ao lado de “Memórias do Cárcere”, uma das maiores obras do escritor alagoano Graciliano Ramos. O livro traz personagens inesquecíveis como Fabiano, Sinhá Vitória, o menino mais velho, o menino mais novo e Baleia, a cachorra, que parece ter mais sensibilidade que a família em si. Publicado em 1938, retrata a dura vida do retirante nordestino lutando pela sobrevivência e fugindo das intempéries da seca. Graciliano faz uma crítica social à miséria do sertão nordestino e como o próprio nome do livro diz “Vidas”, sugere abundância e “Secas”, tem o sentido de penúria, de falta.
É impossível ficar imune à emoção dos personagens, secos como o clima, que quase não falam e onde a cachorra Baleia faz contraponto à animalização da família. É a vida no sertão, sem chuvas, sem perspectivas, um caminhar sem fim, fugindo sem destino de um destino inglório.
Um livro que deveria ser lido por todos os brasileiros.

Malu Pedarcini

Declaração cantada

A música de maior sucesso da banda brasileira Los Hermanos foi "Anna Júlia". Só em janeiro de 2004, ela foi executada 4.074 vezes. Mas Ana Júlia, ao contrário do que alguns pensam, não foi o grande amor de nenhum dos integrantes da banda. Na verdade, o apaixonado da história era o produtor Alex Werner, que tinha um amor platônico por uma colega chamada Anna Júlia Werneck. Em homenagem ao amigo, Marcelo Camelo escreveu a canção.

Para descontrair

Quando Eduardo, um belo e promissor jovem advogado, descobriu que herdaria uma fortuna quando seu pai morresse devido a uma doença terminal, decidiu que era uma boa hora para encontrar uma mulher que fosse a sua companheira para a vida fácil que se avizinhava.
Assim, numa determinada noite, ele foi até o bar da Ordem dos Advogados, onde conheceu uma advogada, a mais bonita que já tinha visto em toda a sua vida. Sua extraordinária beleza, o porte elegante, o corpo curvilíneo, a inteligência, a maneira de falar... deixaram-no sem respiração.
- Eu posso parecer um advogado comum - disse-lhe, enquanto iniciava o diálogo para a conquista da musa - mas, dentro de dois ou três meses, o meu pai vai morrer, e eu herdarei 20 milhões de euros.
Impressionada, a bela advogada foi para casa com ele naquela noite.
Três dias depois, tornou-se sua madrasta.

Reflexão

"Não há consciência sem dor".

Carl Jung (1875-1961) foi um psiquiatra suíço e fundador da psicologia analítica, também conhecida como psicologia junguiana.

Hoje é o dia de...

Hoje, 20 de fevereiro, é o Dia Mundial da Justiça Social, o dia de Tácita, deusa do silêncio e da virtude na mitologia romana, o dia dedicado à beata Jacinta Marto, vidente de Fátima; o dia de Santo Euquério, Santo Ulrico e Santo Eleutério.