Chegamos

Buquê de noiva

segunda-feira, 13 de março de 2017

Câncer de pulmão: um passo em busca da cura

Você sabe qual o câncer que mais provoca mortes no mundo?

É o câncer de pulmão e a causa de tantas mortes é em razão do diagnóstico tardio, pois ao sentir os sintomas, o tumor já se encontra em estado avançado.
O médico pneumologista Avi Spira, diretor do Centro Oncológico da Universidade de Boston (EUA), diz que "apesar do cigarro ser o fator mais usual no desenvolvimento da doença, cerca de 85% dos fumantes nunca desenvolvem câncer de pulmão, mas “90% dos tumores desse tipo ocorrem em pessoas que fumam”.
O câncer, assim como toda doença, se detectado em estágio inicial tem grandes possibilidades de cura. Pensando nisso, a equipe do doutor Spira desenvolveu um exame com amostras de DNA do interior do nariz, colhidas com um cotonete. Num primeiro momento, permitiria detectar quais pacientes têm marcadores de risco e devem fazer biopsias, e quais não.
Este novo exame precisa ser melhor estudado, mas é um grande passo em busca da cura do câncer que mata mais de 1,5 milhão de pessoas por ano no mundo, e que segundo a Organização Mundial da Saúde,  terá sua incidência aumentada 70% nas próximas duas décadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário