A tireoide é uma pequena glândula localizada no pescoço, abaixo do pomo de Adão.
Para saber se a tireoide está funcionando bem, os médicos utilizam vários exames laboratoriais. Um dos mais comuns é a dosagem da concentração de hormônio estimulante da tireoide no sangue, o TSH.
Como esse hormônio estimula a tireoide, a concentração encontra-se alta quando a glândula está produzindo pouco hormônio assim, necessita de medicamento para aumentar a dose desse hormônio; e baixa quando a tireoide está com um funcionamento acima do normal e, consequentemente, necessita de uma menor estimulação.
No nosso caso a definição de hipotireoidismo é a baixa produção hormonal da tireoide, independente do motivo que a causou. O hipotireoidismo pode sim estar associado a outros distúrbios inflamatórios, ou até mesmo auto imunológicos da tireoide. As funções orgânicas tornam-se mais lentas.
Os sinais e sintomas mais comuns do hipotireoidismo são:
» Pulso lento
» Fala lenta
» Face edemaciada
» Queda das sobrancelhas
» Pálpebras caídas
» Intolerância ao frio
» Constipação
» Ganho de peso
» Cabelos ressecados, grossos, escassos
» Pele áspera, espessa, escamosa, seca;
» Confusão mental
» Depressão
O tratamento é feito por meio da reposição do hormônio tireoidiano deficiente, usando-se uma das várias preparações orais disponíveis. A dose é aumentada gradualmente até a concentração no sangue de hormônio estimulante da tireoide retornar ao normal. Geralmente, o indivíduo deverá utilizar o medicamento durante o resto da vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário