Terra dos Zés
No Maranhão tem muito Ribamar. A Paraíba é conhecida por ser cheia de Raimundos Nonatos, e Goiás já tem uma forte candidata a terra dos Zés. É Itaguari, cidade de apenas quatro mil habitantes, a 90 quilômetros de Goiânia. Todos os anos, perto do dia de São José, acontece por lá a Festa dos Zés.A festa sempre reune cerca de 200 Josés. Tem galinhada, shows de duplas sertanejas, catira e forró. Na abertura, católicos e evangélicos leem passagens bíblicas sobre os Josés que aparecem nos textos do Evangelho.
Na avenida principal da cidade, a José do Couto, o organizador da festa, José Divino, o Zelão, elenca os colegas. “Tem o Zé Pinto, Zé Leitão, Zé Gamela, Zé Paulista, Zé do Pau, Zé Pelanca, Zé Fogão, Zé Taboca, Zé Quiabo... Não, Zé Quiabo mudou para Goiânia”, corrige.
O esforço para tornar Itaguari a terra dos Zés não é pequeno. Zezico, o primeiro e único tabelião da cidade, mostrou o fichário de seu cartório, que soma 137 documentos com reconhecimentos de firma de Josés, mais 260 registros de propriedades em nome de Zés. Cada livro de registro civil aponta uma média de 43 Josés nascidos na cidade; são seis livros, o que dá uma estimativa de 258 Josés nascidos nos últimos 30 anos em Itaguari, “uma verdadeira zé reforma agrária”, brinca Zezico. O município, cuja base econômica é o gado de leite, conta com dois laticínios. Não deve ser difícil ao leitor adivinhar o nome dos proprietários...
Fonte: Revista Almanaque Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário