Chegamos

Buquê de noiva

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Histórias de Carnaval

O costume de se brincar no período do carnaval foi introduzido no Brasil pelos portugueses, provavelmente no século XVII, com o nome de Entrudo. O registro mais antigo é de 1600. 

A brincadeira do entrudo, típica da região de Açores e Cabo Verde, consistia em um jogo em que as pessoas sujavam umas às outras com tintas, farinha, ovos e também atiravam água.
 

Existiam dois tipos de Entrudo:

a) Entrudo Familiar
•    Acontecia dentro das casas senhoriais dos principais centros urbanos. Era caracterizado pelo caráter delicado e convivial e pela presença dos limões de cheiro que os jovens lançavam entre si com o intuito de estabelecer laços sociais mais intensos entre as famílias.


b) Entrudo Popular
•    Era a brincadeira violenta e grosseira que ocorria nas ruas das cidades. Seus principais atores eram os escravos e a população das ruas, e sua principal característica era o lançamento mútuo de todo tipo de líquidos (até sêmen ou urina) ou pós que estivessem disponíveis. Além de que se os brancos também brincassem, os negros que estavam participando não podiam "melá-los" pois poderiam ser presos.


Fonte: História com Gosto

Nenhum comentário:

Postar um comentário