Foto: divulgação |
O Polo Cultural do bairro Sumaré oferece agora a Oficina de Xilogravura, uma técnica de impressão milenar que está enraizada fortemente na cultura nordestina brasileira. Com aulas todas as quartas-feiras, das 9h às 12h, das 14h às 17h e das 18 às 21h, todos os interessados maiores que 15 anos podem se inscrever no local.
A xilogravura é uma técnica milenar, conhecida desde o século V, pelos chineses, as mais antigas xilogravuras do mundo que se conhecem são as ilustrações do clássico budista Sutra Jingang, após a invenção da técnica de impressão, no século XI, a xilogravura foi adotada nas ilustrações dos livros editados em grandes tiragens. A primeira bíblia impressa no mundo utilizou a técnica de xilogravura.
A responsável pela oficina, Luana Fida Rossi, explica que através da técnica de Xilogravura, os aprendizes passarão por três técnicas essenciais; desenho, pintura e escultura em baixo relevo. O processo de gravação é o ultimo momento onde o objeto artístico será apresentado.
“O gravador tem que ser objetivo no que faz. Uma técnica simples, porém muito precisa. Depois do corte, não há como apagar”, observa Luana.
Serviço:
O Polo Cultural do Sumaré fica na Avenida Siqueira Campos, 470. Para mais informações ligue no número: (12) 3881-1834.
Fonte: Fundacc
Nenhum comentário:
Postar um comentário