Em 1901, três irmãos vindos de São Paulo se mudaram para Porto Alegre. Apaixonados por futebol, tentaram se integrar aos clubes da cidade. Mas logo perceberam que todos eram voltados às comunidades estrangeiras ou aos endinheirados. Para seguir a paixão esportiva, em 4 de abril de 1909 tomaram a decisão que mudaria o futebol gaúcho: fundaram o Sport Club Internacional. O nome era o mesmo de um clube de São Paulo.
E o “Internacional” deixava claro que preconceito e xenofobia ali não entrariam em campo – o clube aceitaria sócios de qualquer nacionalidade e grupo social. Entre os 40 fundadores, havia empresários, pequenos comerciantes, estudantes. As cores do uniforme foram inspiradas nos Venezianos, bloco carnavalesco de Porto Alegre. “O Internacional é o primeiro clube democrático da cidade”, defende Tiago Vaz, assessor da presidência do Inter.
Hoje, com mais de cem anos, o Inter divide com o arquirrival Grêmio a preferência dos gaúchos. Os colorados garantem ter a maior torcida e ser o time do povão. Pelo menos é o que o hino diz: Vibra o Brasil inteiro / Com o clube do povo do Rio Grande do Sul.
Fonte: Almanaque Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário